Na agricultura profissional, a escolha do substrato tem impacto direto na produtividade, saúde das plantas e eficiência do sistema produtivo. Substratos de qualidade são essenciais para garantir um ambiente radicular equilibrado, com boa retenção de água, drenagem eficaz e disponibilidade de oxigénio.
Seja em sistemas hidropónicos, culturas em vaso ou viveiros de plantas, a utilização de substratos tecnicamente adaptados é uma das bases para alcançar elevados níveis de desempenho agronómico.
Os substratos profissionais são selecionados com base em critérios como: estrutura física, estabilidade, capacidade de troca catiónica, pH, condutividade elétrica e ausência de contaminantes.
A fibra de coco é um substrato 100% natural, proveniente da desfibração do mesocarpo da noz de coco (Cocos nucifera), com elevada capacidade de retenção de água, boa porosidade e estrutura estável.
É inerte de muito baixa salinidade, ideal para culturas hidropónicas, viveiros e produção em sacos ou vasos.
Produto completamente orgânico e biodegradável.
É composto por fibras finas, crivadas a 2,5 mm. Substrato inerte de muito baixa salinidade, recomendado para viveiros (sementeira, estacaria), melhoramento das características do solo e para a construção de casas bioclimáticas como substituto da areia (para aligeirar a mistura e reduzir mudanças bruscas de temperatura).
Consiste numa mistura de medula crivada entre 0,5 – 12 mm, aos quais é em seguida acrescentado 30% de fibra curta de coco. É recomendado nomeadamente para o envasamento de culturas hortícolas produzidas em sistema hidropónico, excelente para vasos maiores que 5 litros.
Consiste numa mistura de 70% de grão de coco (4 – 12 mm) e 30% de fibras curtas, por forma a permitir aumentar o arejamento do substrato. É recomendado para uso em recipientes maiores de 20 litros, na horticultura é excelente para hortícolas em sacos de cultivo fechados. Pode também ser utilizado em mistura com outros substratos à base de coco mais fino ou casca de pinho pois confere a estas excelentes propriedades de arejamento e drenagem.
Consiste numa mistura de 70% de medula granular e 30% de fibras curtas de aumentar o arejamento. É apresentado na forma prensada desidratada após submetido a tratamentos de rigoroso controlo fitossanitário de esterilização e compostagem a temperaturas superiores a 70ºC, de acordo com as normas comunitárias da União Europeia. É recomendado para o uso em recipientes de mais de 5 litros, sendo um formato que requer a hidratação, tamponamento e lavagem do substrato prévias à implementação da cultura. Pode ser utilizado também em mistura com outros substratos, uma vez que lhes confere um aumento de arejamento e duração das mesmas.
Consiste numa mistura granular de coco peat em partículas entre 0,5 mm e 6 mm com fibras curtas entre 2 e 4 cm. É apresentado em sacos de cultivo de 100 x 18 x 15 cm (aproximadamente 40 litros após hidratação) na forma prensada e desidratada, ensacado em plástico preto com estabilização UV, sem perfuração prévia.
Material proveniente da extração de turfeiras na zona do Báltico, com granulometria entre 0 e 40 mm, passada em moinho para homogeneizar. É recomendado para uso em sistemas hidropónicos, excelente para vasos maiores que 5 litros.
A turfa loira apresenta ainda muito bons resultados em estacaria e pode ser utilizado em mistura com outros substratos para incrementar o arejamento e duração do mesmo.
Produto recomendado para todo o tipo de plantas e, devido às suas características, pode ser aplicado em jardins, coberturas ajardinadas, vasos, floreiras ou canteiros como elemento drenante e que facilita as trocas gasosas necessárias ao desenvolvimento das plantas.
É um produto duradouro, que pode ser utilizado também como elemento decorativo ou para o cultivo hidropónico.
Substrato agrícola à base de fibra de coco.
Co…
€0,00
Adicionar