Todos os anos, mesmo na nossa latitude, o impacto das geadas provoca graves problemas para as culturas agrícolas, principalmente quando estas se encontram no seu estado de floração ou frutificação. O combate da geada, em culturas não protegidas, faz-se muitas vezes com o recurso à rega da copa das árvores com água.
Na Hubel Engenharia, atentos à redução do consumo de água na agricultura, a solução para a resolução desta problemática – e consequente redução de prejuízo para os agricultores – passa pelo fornecimento, instalação e manutenção de Ventiladores Antigeada.
Estes aparelhos são torres, com cerca de 10 metros, com pás na ponta, que movimentam o ar mais quente da camada de inversão provocando uma mistura do ar e aquecendo a zona da copa das árvores, protegendo assim as culturas das temperaturas mais baixas. A circulação do ar é efetuada através de motores ligados a pás de elevada eficiência movimentando o ar e tornando a circulação do ar mais quente na zona de influência da cultura.
Introduzidos no portefólio da Hubel Engenharia em 2022, os ventiladores são uma solução tecnológica eficiente para proteger as culturas de temperaturas extremas. Os benefícios – em termos de aumento da produtividade e redução de perdas – compensam na maioria das culturas o investimento e contribuem para reduzir o consumo anual de água, permitindo que, com a mesma quantidade utilizada, exista uma maior área de produção alimentar.
Os Ventiladores Antigeada representam, assim, uma forma promissora de adaptação dos agricultores às mudanças climáticas e de garantir a segurança alimentar da população.
As lâminas mais eficientes do mercado
Fabricados na Nova Zelândia, os ventiladores disponíveis na Hubel Engenharia podem possuir quatro ou cinco pás e garantem a melhor proteção do mercado! Estes equipamentos têm uma utilização muito eficiente de combustível, são mais silenciosos e utilizam sistemas de monitorização e controlo remotos muito fiáveis, garantindo um total controlo à distância.