Produtos
O Baslact Plus é uma solução à base de fermentados de Lactobacillus, cloridrato de quitosano e cavalinha (Equisetum arvense).
Metodologia
A 26 de janeiro, laranjas da variedade Lane Late foram tratadas por drenching, com 500 litros de calda, antes de serem colocadas em câmara frigorífica. Três tratamentos distintos foram realizados:
T0: Tratamento químico completo com quatro substâncias ativas na dose recomendada.
T1: Tratamento com Baslact Plus (1,5L/hL).
T2: Tratamento com Baslact Plus (1,5L/hL) + quatro substâncias ativas a 30% da dose recomendada.
Após uma semana em câmara frigorífica, a fruta foi mantida à temperatura ambiente por 7 dias para simular o “shelf-life“. Os frutos foram então avaliados e fotografados para registo do desenvolvimento e presença de doenças.
Resultados
Os resultados mostraram que em T1 foi verificada uma maior taxa de podridão (8%), seguida de T0 (1%). A modalidade T2 não apresentou qualquer desenvolvimento de fungos. A utilização de somente Baslact Plus no tratamento pós-colheita não foi capaz de assegurar um mínimo de taxa de podridão aceitável ao produtor (2%).É necessário efetuar estudos com concentrações mais altas de Baslact Plus para averiguar se, nessas condições, é possível ter menos podridão pós colheita. No entanto, o seu uso em conjunto com o tratamento químico reduzido a 70% (T2) teve um efeito sinérgico e muito positivo.
Taxa de Podridões
Assim, face aos resultados, entende-se que é possível reduzir o uso de substâncias ativas nos tratamentos pós colheita de citrinos, var. Lane Late, no caso de se utilizar conjuntamente o Baslact Plus (1,5L/hL).